DECRETO ESTABELECE NORMAS PARA A ONDA AMARELA EM ALPINÓPOLIS
A prefeitura de Alpinópolis divulgou ontem a tarde o decreto que regulamenta a progressão do município para a onda amarela do Minas Consciente, conforme foi autorizado pelo governo do estado de Minas Gerais devido a melhora nos indicadores da microrregião de Passos.
Em entrevista à rádio FM Ventania, o prefeito Rafael Freire disse que o município vai seguir o que manda o governo estadual que nesse caso estabeleceu a onda amarela. “Vou seguir o que dizem os especialistas e o governo do estado tem muito mais autoridade sanitária para definir o que pode e o que não pode nesse momento”, destacou.
Na onda amarela, uma das principais mudanças está no público permitido em eventos públicos ou particulares que passa de 30 para 100 pessoas.
Outra mudança significativa é com relação a Educação, pois, nessa fase é permitido o retorno das aulas presenciais.
No decreto nº 4.265 de 30 de abril, a prefeitura de Alpinópolis autoriza o retorno das aulas nas escolas particulares no modelo híbrido, ou seja, os alunos poderão escolher entre ir para a escola ou continuar com as aulas remotas.
As escolas particulares que voltarem as aulas terão que manter presença reduzida e alternada de alunos, além de exigir um termo de responsabilidade dos pais dos alunos.
Antes de voltar as aulas, os responsáveis pelas escolas terão que apresentar um plano detalhada de retomada que será avaliado e deverá ser aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a COVID-19 autorizando o retorno de determinada escola.
Veja o decreto no link.