PARAÍSO RETOMA TOQUE DE RECOLHER E PODE ADOTAR LOCKDOWN
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 19, com representantes do Comitê Municipal Extraordinário para Combate à Covid-19 e membros da Secretaria Municipal de Saúde para tratar da situação da pandemia no município que, nas últimas semanas, teve os números de novos casos e óbitos aumentados. Diante da nova situação preocupante, a restrição de circulação de pessoas (toque de recolher) das 20h às 5h volta a ser adotado na cidade a partir desta quinta-feira (20) e por sete dias. O comércio poderá funcionar até as 20h, porém, o sistema de delivery não poderá acontecer após este horário.
Um novo decreto estabelecendo as regras será emitido nesta quinta-feira. “Nós estamos tomando a decisão hoje para que o município não volte para a onda vermelha e, depois, para a roxa dentro do programa Minas Consciente do Governo do Estado”, disse o prefeito, alertando a todos que, a partir de agora, não terá mais conversa e nem notificação a quem não estiver cumprindo os protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. “Nós vamos chegar e fechar e, no caso das pessoas que desrespeitarem as medidas, elas serão encaminhadas para a Polícia Civil e responderão judicialmente”, afirmou Marcelo. “Vai depender da população se a cidade vai fechar ou não a partir da próxima quarta-feira em sistema de lockdown, incluindo bancos, lotéricas, fábricas e comércio”, pontuou.
São Sebastião do Paraíso registrou até dia 18, terça-feira, 180 óbitos confirmados por Covid, 4.123 casos e 12.931 notificações. A taxa de ocupação dos 47 leitos na enfermaria do Centro Covid (Vila Santa Maria) estava em 78,72% e nos 20 leitos da UTI Covid do hospital da Santa Casa estava em 85%. A maior parte dos casos positivos está na faixa etária dos 20 a 40 anos e dos óbitos em pessoas acima de 80 anos.