Principais

CHEFE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE ESCLARECE AÇÕES CONTRA A COVID EM CARMO

Nesta segunda-feira (05), a Câmara Municipal recebeu o Chefe da Vigilância em Saúde, Ederaldo Silva Leandro, que respondeu alguns questionamentos dos vereadores, principalmente questões relacionadas à pandemia da COVID-19. Ederaldo foi convocado pelo vereador Wilber Moura.

O atual chefe da Vigilância em Saúde de Carmo do Rio Claro é de Alpinópolis onde trabalhou na área por 10 anos.

Sobre o trabalho realizado com relação à COVID-19, Ederaldo disse que todas as notificações realizadas no município são feitas através de um programa do governo disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).

Questionado pelo vereador Wilber Moura sobre o centro de covid localizado no Jardim América, Ederaldo disse haverá mudança no local que nos próximos dias passará para o prédio da creche Pró Infância no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida (ao lado do IEC). Disse também que as unidades de ESF não irão mais atender os casos de COVID, ficando apenas com o monitoramento desses pacientes.

Ressaltou que o município conta com 3 equipes de fiscalização sendo 2 pessoas por turno. Disse que nesse final de semana houve um aumento muito grande de denúncias de festas e aglomerações, “talvez pelo fato da diminuição dos casos na última semana as pessoas acharam que acabou a pandemia e não é bem assim”, disse.

Pediu que as pessoas tenham mais empatia e conscientização quanto a necessidade das medidas de prevenção. Que no menor sintoma gripal procure atendimento médico para evitar agravamento dos casos que muitas vezes acabam em morte. “Punições têm que ser mais rígidas”, ressaltou.

Falou também sobre a questão da vacinação. Disse que as fakenews propagadas em todo o Brasil tem atrapalhado bastante e colocado medo nas pessoas. “Existe um controle rigoroso da vacina em todas as etapas desde que as doses chegam ao Brasil, não há do que se preocupar”.

Wilber Moura sugeriu que seja feita uma cartilha virtual e também impressa com informações úteis para conscientização da população.