MINISTRA DA AGRICULTURA DIZ QUE ACHARÁ SOLUÇÕES PARA OS CAFEICULTORES DA REGIÃO
Em uma reunião que foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), a Ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve presente e destacou a importância dos produtores para o país. “Os produtores estão carregando o Brasil neste momento difícil de pandemia, também sou produtora e sei dos desafios enfrentados diariamente.”
A ministra desembarcou em Varginha nesta manhã e seguiu para a cidade de Alfenas onde foi realizada a reunião no Sindicato Rural.
Em sua fala, Tereza Cristina lembrou ter estudado Agronomia em Minas Gerais. “Meu pai dizia que eu precisava estudar em Minas Gerais para aprender mineirices e eu aprendi que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.
Destacou a preocupação do Presidente da República Jair Bolsonaro com a situação que está enfrentada pelos produtores. “Vocês não estão sozinhos, viemos aqui para ver, ouvir e achar soluções em conjunto, o café é uma cultura centenária no país e precisamos desenhar o cenário para os próximos anos”.
Por fim, ela disse que é preciso pensar na possibilidade da declaração de emergência nos municípios mais afetados para garantir o recebimento de forma mais rápida de ajuda do governo federal.
A reunião foi acompanhada também pela Secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentim. Ela disse que o estado enfrenta grandes dificuldades, e que é preciso um laudo com as verdadeiras informações e a realidade de cada produtor para ajudar aqueles que mais precisam. Anunciou que a Emater pedirá reforços de outras regiões que não foram afastadas e pediu à Ministra Tereza Cristina o apoio da Embrapa. Por fim, citou a importância das cooperativas para o fortalecimento dos produtores.
O deputado Emidinho Madeira, idealizador do encontro, disse que “não há descida sem subida. Tenho certeza que podemos contar com a ministra e que essa situação será em breve superada”. Emidinho pediu que a representante do governo estadual agende uma reunião com a bancada mineira e o governador Romeu Zema para tratar do assunto.
O encontro em Alfenas contou ainda com a participação do presidente do CONCAFÉ, prefeito Marcelo, de Três Pontas, presidente do SEBRAE, Carlos Melles, o presidente da EMATER, além de vários outros deputados, prefeitos e vereadores da região.