Destaques

BUTANTAN INICIA ESTUDO PARA IDENTIFICAR VARIANTES EM GUAXUPÉ

O estudo para identificar a presença de variantes da Covid-19 em Guaxupé tem início nesta sexta-feira (27). A pesquisa é uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Butantan, que vai realizar o sequenciamento genético da Covid-19. Mais de mil moradores da cidade devem participar do estudo.

As equipes do Butantan, da prefeitura e do hemocentro vão visitar 616 casas sorteadas para realizar os testes de antígeno, mais conhecido como teste rápido e que identifica se a pessoa está com o vírus da Covid. O objetivo da pesquisa é identificar qual é o cenário epidemiológico na cidade e qual é a variante que predomina.

A coleta será feita apenas na zona urbana, demarcadas por sorteio. A previsão é que mais de mil moradores participem do estudo. As amostras serão encaminhadas para a sede do Butantan.

Teste da ButanVac

Além de participar do estudo de sequenciamento genético da Covid-19, Guaxupé também vai participar dos testes da ButanVac. A testagem no município será realizada em voluntários entre 18 a 28 anos, público que ainda não foi imunizado contra a Covid-19 na cidade.

Os interessados devem fazer suas inscrições no site da prefeitura. As pessoas inscritas serão avaliadas pela Secretaria de Saúde de Guaxupé.

A triagem será feita na Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro (Parque Infantil) no dia 31 de agosto e nos dias 1 e 2 de setembro, a partir das 9h. Essa etapa será realizada pela equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto e envolverá questionário e coleta de sangue.

A administração municipal destaca que serão selecionados 400 voluntários. Eles receberão a vacina em Ribeirão Preto, nos dias dia 3 e 4 de setembro. Para isso, a prefeitura explica que eles serão transportados até o local da vacinação em um ônibus fretado pelo Hemocentro.

Veja as restrições:

  • nunca ter tido Covid-19;
  • não ter sido vacinado contra o SARS-CoV-2;
  • não pode estar grávida ou ser lactante;
  • não ser alérgico a ovos e frango.

Via G1 Sul de Minas