OPERAÇÃO INVESTIGA FORNECEDORAS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM MG
Uma operação destinada a investigar empresas fornecedoras de produtos químicos foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) em cinco cidades do Vale do Aço. Nomeada de Tabela Periódica, em referência à disposição dos elementos químicos existentes, a operação ocorre em Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Iapu e foi deflagrada pela Polícia Civil, pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), pela Receita Estadual e pelo Ministério Público.
De acordo com a instituição, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão em combate a sonegação fiscal. As empresas são investigadas por crime tributário de apropriação indébita de valores de ICMS. As apurações apontaram que os estabelecimentos, que fornecem produtos químicos para indústrias da região, teriam deixado de declarar e recolher o imposto devido. Ao todo, o valor sonegado ultrapassa a 30 milhões.
A Polícia Civil informou que o grupo econômico declara o imposto devido, mas não o recolhe aos cofres públicos. “Com isso, a Receita Estadual envia o crédito tributário para a Procuradoria do Estado, mas, na execução fiscal, não são localizados bens que possam garantir o pagamento da dívida tributária”.
Delegada da Polícia Civil, Karla Hermont afirma que a investigação apura também a criação de pessoas jurídicas como parte da estratégia tributária.
Via O Tempo