Um jovem de 19 anos, apontado como chefe do tráfico de drogas na Vila Inestan, no bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi preso pela Polícia Civil. A prisão ocorreu na última sexta-feira (4) e os detalhes foram divulgados nessa terça-feira (8).
O homem foi preso em uma agência de veículos no momento em que negociava a compra de um carro importado. Segundo a titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil Leste, delegada Bianca Prado, o suspeito estava sendo monitorado pela polícia há pelo menos duas semanas. “Identificamos o momento em que ele iria até essa agência efetuar a troca de um carro e conseguimos prendê-lo juntamente com um ‘soldado’ que o acompanhava no momento na prisão”, descreve a delegada.
O investigado e outro integrante da organização criminosa, também de 19 anos, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.
Durante as investigações, os policiais apreenderam drogas sintéticas, balança de precisão e outros instrumentos utilizados no tráfico de entorpecentes, além de um celular e um carro que o suspeito adquiriu com dinheiro do tráfico. O veículo era utilizado pelo suspeito em outras atividades criminosas.
Além do tráfico de drogas, a PC também investiga o envolvimento do grupo criminoso no tráfico de armas.
Segundo Bianca, no dia 28 de janeiro deste ano, o suspeito teria dado ordens para moradores do aglomerado fecharem as duas pistas do Anel Rodoviário, ateando fogo em pneus. “Esse fato teria sido motivado em resposta a uma incursão da Polícia Militar nesse território, no dia anterior. Então, esse suspeito, no dia 28 de janeiro, deu a ordem para moradores fecharem as duas vias no Anel Rodoviário com a queima de pneus. Ele conseguiu, junto com a comunidade, colocar uma moradora na frente para dar entrevista sobre o protesto”, detalha.
Conforme as investigações, o suspeito possui mais de 70 registros de ocorrência, contabilizados desde que ainda era menor de idade.
A delegada Bianca conta que, por meio de depoimentos de familiares dos suspeitos presos, foi possível comprovar o envolvimento deles no tráfico de drogas desde a infância. “O investigado, considerado o chefe, começou no tráfico na região com 9 anos. Então, após 10 anos no tráfico de drogas, ele alcançou o posto de patrão”, destaca.
Ainda segundo apurado, o investigado ostentava nas redes sociais a vida que mantinha. “A movimentação financeira do suspeito causava estranheza. Ele tinha em um carro importado e estava trocando por outro, que apreendemos na última sexta-feira. Havia aquele sentimento de impunidade de quem deixou de ser menor de idade, então ele postava fotos com armas, com droga, e com os carros”, destaca.
A polícia informou que as investigações continuam.









