GOVERNO DE MG ANUNCIA FIM DE LEITOS EXCLUSIVOS PARA COVID-19
A partir da terça-feira (1º), os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) abertos em Minas Gerais para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 começarão a atender a todas as doenças. Com a alteração, o estado passa de 2.072 unidades para adultos para 2.622, um aumento de 26%.
Quanto aos leitos pediátricos, o número sobe de 194 para 234. A informação foi divulgada pelo secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (25). “Vamos conviver com a Covid-19, que é uma doença que continua nos afetando, mas [de modo] menos grave [agora]. Com os leitos, conseguiremos tirar o atraso com uma estrutura de saúde robusta”, afirmou.
Como já era esperado pelo chefe da pasta, o número de mortes em decorrência do vírus começou a cair. Nas últimas 24 horas, Minas registrou 123 óbitos e soma, até o momento, 59.539 vítimas. Sobre as notificações da doença, o estado atingiu a marca de 3.181.947 pacientes.
“A partir de agora, observaremos a queda de óbitos como já era previsto. Será uma pressão menor ainda no sistema de saúde. Continua sendo uma pandemia, mas menos letal. Provavelmente, não teremos muitas variações. Não há expectativa de que tenhamos mais mortes do que nos períodos anteriores”, explica.
Minas Consciente
Fábio Baccheretti também anunciou que, a partir de agora, a SES-MG não vai mais adotar o sistema de ondas no programa Minas Consciente. O governo vai avaliar cada região do estado e adotar medidas pontuais, caso seja necessário.
“Completamos seis meses de onda verde e não faltaram leitos, mesmo com os picos. O acompanhamento agora vai ser por indicadores e ações específicas”, relata.
Via 104 FM