Destaques

PRAZO PARA REGULARIZAR TÍTULO DE ELEITOR VAI ATÉ 4 DE MAIO

Eleitores devem ficar atentos quanto ao prazo para regularização do título de eleitor. O prazo termina no dia 4 de maio. Depois dessa data, os cidadãos que tiverem problemas com a justiça eleitoral não poderão votar.

Este ano, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro. Para verificar a situação, o eleitor deve entrar no site do TSE.

A multa para quem não votar e não justificar é de R$ 3,50. Mas, pode sofrer também outras consequências.

“Aquele que se ausenta fica impedido de se inscrever em concurso público e de tomar posse. Além disso, esses eleitores que, porventura, recebam remuneração decorrentes de serviços públicos ficam impedidos de receber esses vencimentos. Eles também ficam impedidos de participar de licitações da União, dos Estados e receber empréstimos da Caixa Econômica Federal.” Ele também lembra que esses eleitores também não podem tirar passaporte ou carteira de identidade.

O eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, deverá requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.