Destaques

PLANOS DE SAÚDE TERÃO AUMENTO

Aumento expressivo dos planos de saúde individuais deve acontecer ainda neste mês, pois a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) calcula o percentual de aumento autorizado às operadoras privadas de saúde. O maior aumento (13,57%) dos planos foi em 2016 e a expectativa é que neste ano ele seja ainda maior.

A advogada especialista em direito da saúde, doutora Kátia Rocha, disse à Itatiaia que o aumento deve chegar ao teto máximo, que é entre 14% e 18%.  “Isso tem assustado os consumidores e não é pra menos. Nós sabemos perfeitamente que hoje a conta do plano de saúde pesa no bolso do consumidor e um reajuste realmente vai impactar nas contas e levar muitas pessoas a decidirem pela não manutenção dos planos de saúde”, alerta a advogada.

A tendência é que, com o aumento, muitos usuários façam a opção pelo SUS. “Se tivermos um índice de reajuste muito elevado nos contratos individuais ou familiares e que gerem realmente uma demandada dos consumidores certamente as pessoas buscarão a saúde pública”, analisa Kátia Rocha.

Ainda não há data definida para a divulgação do aumento. O reajuste anual é calculado com base nas variações das despesas com atendimento aos beneficiários, intensidade de utilização dos planos pelos clientes e inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Via Itatiaia