PAPA NOMEIA NOVOS CARDEAIS BRASILEIROS
Papa Francisco nomeou, na manhã deste domingo (29), novos cardeais e dois são brasileiros. Na conclusão do Regina Coeli, neste domingo, em que a Igreja festeja a Ascensão do Senhor, o Santo Padre Francisco fez o anúncio dos novos cardeais que serão criados no Consistório. Entre eles estão os brasileiros Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa.
Durante o anúncio, o Papa nomeou 21 novos cardeais de todo o mundo, sendo quatro da América Latina.
“No sábado, 27 de agosto, celebrarei um Consistório para a criação de novos cardeais”, declarou o pontífice logo após a tradicional oração dominical da janela do Palácio Apostólico que dá para a Praça de São Pedro.
O anúncio do papa era esperado há vários meses, já que o número de cardeais eleitores caiu para 117, quando tradicionalmente é pelo menos 120. Em 27 de agosto, o número de cardeais deve subir para 133.
Este foi o oitavo Consistório do pontificado do Papa Francisco. Em caso de conclave, apenas 16 deles, com menos de 80 anos, poderão participar da eleição de um novo Papa.
“Estes são os nomes dos novos cardeais”, acrescentou o pontífice antes de revelar os nomes e títulos.
Entre eles estão Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus no Brasil, e Paulo Cezar Costa, arcebispo da capital, Brasília. Também estão listados o arcebispo de Assunção, o paraguaio Adalberto Martínez Flores e Jorge Enrique Jiménez Carvajal, arcebispo emérito de Cartagena, na Colômbia. Este último está entre os cinco que não poderão votar durante o conclave por terem mais de 80 anos.
Agora, como Cardeais, eles podem votar e serem votados no Conclave, a Eleição dos Papas. O Consistório, que é a cerimônia de nomeação, será no Vaticano em junho, na Festa de São Pedro.