CidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPassos-MGSaúde

HRC COMPLETA 20 ANOS DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO

O Hospital do Câncer de Passos (HRC), comemora 20 anos do início dos tratamentos a pacientes de câncer na cidade. O hospital só foi inaugurado em 2009, mas desde 2002, a Santa Casa da cidade já implementava os atendimentos de quimioterapia.

O diretor da Santa Casa de Passos, Daniel Porto Soares, destacou as dificuldades que tiveram que ser superadas até que o Hospital do Câncer (HRC), se tornasse realidade.

“Importante resgatar o início dessa história toda. Inicialmente nós tivemos uma dificuldade intensa para viabilizar a criação desse hospital e em 2002 nós conseguimos iniciar todo o tratamento de oncologia com quimioterapia, cirurgias e cuidados paliativos, mas pra que a gente chegasse até este momento, foi graças ao abraço que a comunidade regional fez com essa proposta, com essa causa, que a gente conseguiu sensibilizar o governo da época para que fosse liberado o nosso credenciamento”, disse o diretor.

O diretor falou ainda sobre as melhorias implantadas no hospital, que deixou de ser uma unidade para se tornar um centro de especialidades oncológicas.

“A diferença é que o centro de oncologia reúne muito mais especialidades, então durante esse tempo nós fomos introduzindo a radioterapia, braquiterapia, a pediatria oncológica, depois nós tivemos a parte de hematologia, que é o tratamento do câncer do sangue, depois cirurgias especializadas, como cabeça e pescoço, que a gente introduziu. Então ao longo desses anos, nós fomos introduzindo recursos de acordo com a necessidade da nossa população, de forma que ao fazer esse processo, a nossa comunidade evita de ter que ficar buscando centros em outros locais que possam atender as nossas necessidades”, disse o diretor.

O diretor ressaltou ainda sobre a importância da população procurar desde cedo a prevenção para o câncer.

“Nós temos muito, algumas patologias são passíveis de detecção precoce do diagnóstico, a exemplo tanto do câncer de próstata, de mama, que uma vez identificado no seu início, a chance de cura aumenta significativamente. Então esse também é um trabalho que o hospital faz de fazer a conscientização da nossa população a respeito dessa necessidade de se ter os cuidados e fazer uma avaliação de forma precoce”, completou o diretor.

Hoje o Hospital do Câncer de Passos oferece uma série de serviços no tratamento para pacientes demais de 50 cidades.

Via G1 Sul de Minas