Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

QUATI É RECOLHIDO EM QUINTAL DE CASA EM CARMO

Na manhã deste sábado (02), a Polícia Militar do Meio Ambiente de Carmo do Rio Claro, foi acionada na rua Professora Maria Peres, bairro Jardim América. No local, um animal Quati estava no quintal de uma residência. Utilizando equipamentos adequados, os policiais fizeram o recolhimento do animal com segurança.

A palavra “quati” é derivada do termo tupi akwa’tim, que significa “nariz pontudo”.

Características Físicas

Mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Com patas que lembram remotamente as dos ursos, muito úteis para escaladas em árvores. É cinzento-amarelado, porém muito variável, havendo alguns quase pretos e outros bastante avermelhados, focinho e pés pretos, cauda com 55 centímetros, com sete a oito anéis pretos. Mede, de corpo, setenta centímetros. Vive em bandos de 4 a 20, é praticamente onívoro e se adapta bem ao cativeiro. São animais diurnos, mas ás vezes o macho faz atividades noturnas.

Quatis vivem em grandes bandos formados de fêmeas e machos jovens. Com mais de dois anos, os machos já vivem sozinhos, juntando-se ao bando somente na época do acasalamento, que acontece no fim da primavera. Dez ou onze semanas após, a fêmea produz de dois a seis filhotes. Por mais de um mês, estes permanecem em seu ninho no oco de uma árvore. O quati alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Não gosta de água mas pode nadar bem. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.