BEBÊ DE 10 MESES É DIAGNOSTICADO COM SARAMPO
A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga confirmou nesta sexta-feira (10) o primeiro caso de sarampo registrado neste ano. Segundo a pasta, trata-se de um bebê de 10 meses que não estava imunizado contra a doença. A criança está em casa sob acompanhamento e será submetida a outro exame para confirmar o diagnóstico.
O setor de Vigilância Epidemiológica fez um apelo para que a população leve as crianças aos postos de saúde para serem imunizadas.
A vacina contra o sarampo é conhecida como “Tríplice Viral” e, a partir de segunda-feira (10), estará disponível nas unidades de saúde. O município receberá, ainda hoje, 500 doses do imunizante.
Além do sarampo, a vacina Tríplice Viral protege contra caxumba e rubéola. Os sintomas do sarampo são: manchas vermelhas na pele que não coçam e que se espalham facilmente pelo corpo, dor de garganta, tosse seca, dor muscular, cansaço excessivo, febre acima de 38ºC, manchas brancas no interior da boca e vermelhidão nos olhos.
O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, ela também pode se manifestar em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados. O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos.