VACINAÇÃO CONTRA A COVID NO BRASIL DEVE COMEÇAR ATÉ FEVEREIRO
O Ministério da Saúde prevê que a vacinação contra a COVID-19 no Brasil começará entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Apesar disso, a pasta pediu “colaboração” por parte das fabricantes dos imunizantes, solicitando que entrem com o processo de registro das doses junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, a pasta está fazendo a parte dela para agilizar o início da vacinação no Brasil, mas que os laboratórios responsáveis pela fabricação das doses precisam obter o registro dos imunizantes na Anvisa e distribuir uma quantidade suficiente para que a população possa começar a receber as substâncias.
“Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir… entenda. O Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano (nacional de imunização), estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro”, afirmou Élcio.
A declaração de Élcio Franco vem um dia depois de o laboratório Pfizer afirmar que o Brasil exige “análises específicas”, que deixam o processo mais lento. O secretário-executivo afirmou que pode solicitar uma agilidade maior por parte da Anvisa, mas que a fabricante precisa dar entrada no processo de registro das doses.