BLACK FRIDAY DA COPA PODE BATER RECORDE DE VENDAS
Neste ano, a Black Friday é celebrada no dia 25 de novembro, logo após o início da Copa do Mundo do Catar, marcado para o dia 20. A união da data de promoções à temporada de futebol que tradicionalmente movimenta o comércio devem levar a uma Black Friday de vendas recorde, projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade estima um volume de vendas de aproximadamente R$ 4,2 bilhões, 1,1% maior que o de 2021, descontada a inflação. Às vésperas da data de ofertas, a CNC também calculou a tendência de queda dos produtos mais buscados no período nos últimos 40 dias e verificou que os descontos nesta Black Friday devem ser mais efetivos do que no último ano.
“Esse é um momento muito importante para o comércio de bens e serviços e, com o incremento das promoções de itens voltados à Copa de Mundo de Futebol, o segmento deve encerrar bem o ano”, pontua o presidente da CNC, José Roberto Tadros. A confederação ajustou para cima a expectativa de crescimento do varejo para este ano, que subiu 1,3%. Só em Minas, a Copa pode movimentar R$ 141 milhões.
Nacionalmente, a CNC calcula que as vendas relacionadas à Copa injetarão R$ 1,4 bilhão no varejo, especialmente nos ramos de móveis e eletrodomésticos e de artigos pessoais e eletrônicos. Somados, esses segmentos devem ser responsáveis por 48% da movimentação prevista na Black Friday e responder por R$ 1 bilhão e R$ 920 milhões, respectivamente. Supermercados devem faturar R$ 910 milhões e o setor de vestuário, R$ 700 milhões.
Descontos devem ser mais efetivos na Black Friday 2022
A CNC acompanhou diariamente o preço de 180 dos itens mais buscados na internet e verificou que 39% deles apresentaram tendência de redução. Às vésperas da Black Friday em 2021, o percentual era menor, de 26%. Com preços já baixando, ela afirma que o percentual de descontos efetivos neste ano deve ser maior.
Os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos 40 dias são: sapatos masculinos (queda observada de 17%); lavadora de roupas (13%); smartwatches (10%); fones de ouvido (8%); e purificadores de água (7%).