PREFEITO DE ALPINÓPOLIS TESTA POSITIVO PARA COVID
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Alpinópolis Rafael Freire divulgou uma nota oficial onde comunica ter testado positivo para a COVID-19 pela segunda vez.
De acordo com a nota, Rafael ainda será submetido a novos exames para averiguar se trata ou não de um caso de reinfecção pela COVID.
Veja a nota na íntegra:
“Prezados amigos e amigas, de Alpinópolis e região, e a quem mais possa interessar. Venho por meio desta nota comunicar que, para minha surpresa, pela segunda vez, testei positivo para o novo coronavírus. Ainda serei submetido a mais testes, já que será necessário averiguar se se trata, ou não, de um caso de reinfecção causada por uma nova cepa de vírus. Adianto que, segundo o que me foi dito preliminarmente, pelo médico que me examinou, algumas evidências não indicam uma reinfecção e sim a presença do vírus inativo, uma espécie de resquício da infecção detectada em meu organismo no final de agosto. Porém, ainda é cedo para fazer qualquer afirmação.
Ainda na primeira semana de governo, fomos comunicados que um prestador de serviços contábeis da Prefeitura Municipal, que esteve presente na sede da administração na segunda-feira passada, havia testado positivo para a doença. Recebemos essa informação na tarde de quarta-feira, dia 6 de janeiro.
Imediatamente determinei o fechamento do prédio administrativo e, por meio de um decreto, suspendi o atendimento no local até o dia 11. Todos os servidores que tiveram contato direto com esse prestador de serviço, foram isolados e submetidos ao exame RT-PCR, aquele do cotonete, que é o exame que identifica o vírus e confirma a Covid-19.
Em um primeiro momento, apesar ter tido contato com esse prestador de serviço, fiquei despreocupado, pois já havia contraído o vírus, o que me fez imaginar que estaria imune. No entanto, por precaução, acabei fazendo um teste rápido, cujo resultado foi negativo. Dessa forma, fiquei tranquilo e segui com minhas atividades normalmente. No entanto, para cumprir o protocolo, acatei a determinação da enfermeira de meu PSF e, a exemplo de todos os outros servidores, também fiz o exame RT-PCR. Contudo, estava absolutamente seguro de que o resultado seria negativo, devido a todas as evidências citadas.
Mas, quando recebi o resultado do exame, fui surpreendido com uma nova detecção positiva. Comuniquei, imediatamente, à enfermeira do meu PSF e também às pessoas com quem tive contato direto. Devido a esse incidente, a Prefeitura Municipal, que seria reaberta para atendimento ao público na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, seguirá fechada até o final desta semana e contará somente com funcionamento interno.
Confesso que estou assustado, jamais imaginei que isso pudesse acontecer comigo. Vemos falar de reinfecção na televisão, nos grandes jornais e, às vezes, inocentemente, até duvidamos dela. Mas, como é tudo muito novo, sem precedentes na história, devemos estar preparados para qualquer coisa. E pode ter acontecido comigo. Por isso estou novamente isolado, trabalhando em home office, atendendo meus auxiliares de forma remota e me preparando para novos testes. Hoje mesmo já irei colher uma amostra de sangue para a realização de outro exame, o de sorologia.
Peço que rezem por mim. Estou sem sintomas, aparentemente muito bem de saúde, mas assustado. Não tenho vergonha de reconhecer isso. E você, cidadão ou cidadã, com quem tive contato nesses dias, seja na prefeitura, seja nas visitas que fiz, procure, ainda hoje, o seu PSF ou a Vigilância Sanitária apenas para cumprimento dos protocolos, uma vez que estou assintomático e podendo não transmitir o vírus, como indicam os estudos científicos.
E, novamente, peço que façam suas orações em minha intenção, seja qual for o seu credo. Preciso delas para me manter bem.”