CIDADES DE MG CANCELAM CARNAVAL POR CAUSA DA CHUVA
A cidade de Dionísio, na região do Rio Doce, anunciou nesta sexta-feira (20) que o tradicional Carnaval do município foi cancelado devido às fortes chuvas de janeiro. Em balanço divulgado pela Defesa Civil, a cidade possui 21 pessoas desabrigadas e sete desalojadas.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Carnaval da cidade, conhecido como CarnáDiow, não acontecerá. Nos últimos dois anos a folia não aconteceu devido às medidas sanitárias de enfrentamento à Covi-19.
Em nota, a Prefeitura de Dionísio “Equipes de servidores municipais estão mobilizadas trabalhando na recuperação dos danos causados e prestando suporte aos dionisianos. A prefeitura agradece a compreensão dos dionisianos e visitantes”.
A cidade de São Domingos do Prata, na região Centro-Oeste, também cancelou o Carnaval após decretar estado de calamidade pública, por conta das fortes e constantes chuvas que atingem Minas Gerais. A informação foi divulgada na última terça-feira (17).
“Diante de tanto chuva, tantos problemas na cidade, chegamos a conclusão que vamos cancelar o carnaval. O carnaval movimenta a economia do município, mas a gente precisa pensar em reconstruir São Domingos do Prata”, disse o prefeito da cidade, Fernando Rolla (Avante), em uma publicação nas redes sociais da prefeitura. Ele destacou a importância de reconstruir estradas e bueiros.
Situação de calamidade significa situação “anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.”
Situação de emergência
Subiu de 220 para 226 o número de cidades mineiras em situação de emergência. as últimas seis cidades a entrarem para a lista são: Oliveira, Dom Cavati, Santana do Deserto, Senhora dos Remédios, Porto Firme e Jequitinhonha.
Segundo o órgão, 21 perderam a vida. 2.025 desabrigados e 11.415 desalojados.