SUL DE MG REGISTRA MORTE POR FEBRE AMARELA
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou uma morte em decorrência de febre amarela em Monte Santo de Minas (MG). O óbito pela doença na cidade foi divulgado pelo estado nesta terça-feira (14).
De acordo com a SES-MG, a vítima é um homem de 41 anos, trabalhador rural, que veio a óbito no dia 23 de fevereiro neste ano. A confirmação da morte por febre amarela ocorreu após exame positivo da Fundação Ezequiel Dias (Funed), recebido pela SES-MG nesta terça.
Com a confirmação de um caso de morte no estado, a SES-MG revelou que haverá investigação epidemiológica para determinar o provável local de infecção, se foi exportado de São Paulo ou autóctone de Minas Gerais.
A SES também destacou que haverá uma reunião de alinhamento de ações com municípios e unidades regionais de saúde de Passos e de Alfenas para delinear as ações que serão desenvolvidas com apoio do estado.
Além disso, a SES disse que fará intensificação das ações de imunização para aumento da cobertura vacinal contra febre amarela.
A febre amarela também é transmitida pelo aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue.
1º desde 2020
No dia 27 de janeiro, o estado de São Paulo registrou o primeiro caso confirmado de febre amarela desde 2020.
O caso foi em um homem, de 73 anos, morador de zona rural de São Sebastião da Grama, no interior paulista.