Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesGeralNotícias

ANIMAIS CONTINUAM SOLTOS NAS RUAS

Animais soltos pelos ruas têm se tornado comum em Carmo do Rio Claro. A maioria são cavalos que vivem abandonados por seus proprietários, que por sua vez, em casos de acidentes, não são localizados para se responsabilizar pelo abandono do animal nas ruas.

No início deste mês, um acidente foi registrado próximo ao trevo, quando o motorista de uma caminhonete Fiat Toro, colidiu com um cavalo que transitava, a noite, pela rodovia. O dono também não foi identificado.

Nessa semana, moradores registraram animais soltos pelas ruas novamente. A legislação municipal criada através de lei apresentada na Câmara Municipal na gestão passada, autoriza que os animais sejam recolhidos pela prefeitura e mantidos por tempo determinado em locais apropriados. E a sua retirada, só seria feita mediante pagamento de multa e custos da manutenção do animal, pelo proprietário.

Nos casos em que o proprietário não for identificado, os animais podem ser leiloados. Mas, até o momento, a lei não saiu do papel.

Procurada anteriormente, a prefeitura alegou que estava elaborando um processo de credenciamento para contratação de serviços de captura, transporte, guarda de animais em local específico, e responsável pela estadia, cuidados veterinários, alimentação e destinação adequada desses animais de médio e grande porte.

Ainda segundo o município, o acúmulo no setor de licitação, também responsável pelos credenciamentos, faz com que ações como essa demorem muito além do que deveria.

A prefeitura pretende resolver a situação com a contratação de mais 2 pregoeiros, cargo que seria ocupado por servidores efetivos. Para isso, aguarda autorização da Câmara Municipal, cujo o projeto de lei está sendo analisado pelos vereadores há mais de 2 meses.