APAGÃO FOI CAUSADO EM SISTEMA NACIONAL
As causas do apagão que afetou 25 Estados e o Distrito Federal no Brasil na manhã desta terça-feira (15) ainda serão esclarecidas. Mas já se sabe que ele está relacionado a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), o sistema de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica para todo o país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A falha no sistema causou uma interrupção do fluxo de energia das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. A interrupção da energia no Sul e no Sudeste foi uma “ação controlada”, de acordo com o ONS, a fim de evitar que qualquer que tenha sido a origem do problema se espalhasse.
A falha foi corrigida integralmente nas duas regiões. Pela última atualização do ONS, houve, no total, uma queda de 16 mil megawatts (MW), dos quais, às 10h09, 7.000 MW foram recompostos.
O Ministério de Minas e Energia (MME) montou uma sala de situação para monitorar a crise, que atingiu, inclusive, o Distrito Federal. “O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho da nota da pasta.