DepartamentosDestaquesInternacionalNotícias

ZEMA PRESENTEIA O PAPA COM ARTESANATO

O governador Romeu Zema se encontrou, nesta quarta-feira (13), com o Papa Francisco, na Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou ao religioso presentes que remetem à mineiridade: uma palma barroca, artesanato produzido na cidade de Sabará, na Região Metropolitano, e um café da cidade de Campos Altos, no Alto Paranaíba.

“Tive a satisfação de encontrar com o Papa, aqui no Vaticano, e considero um encontro extremamente emocionante, pois foi a primeira vez. Pedi a ele que reze por Minas e que abençoe nossa bandeira e os mais de 20 milhões de mineiros (…) Foi um encontro rápido, mas muito emocionante. E, a partir de agora, nós mineiros temos a benção do Papa ao nosso lado”, disse o governador.

Durante a conversa, o Papa destacou o papel dos mineiros na busca pela paz e pela liberdade, dizendo já ter ouvido histórias “de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse o líder religioso.

O que são as palmas barrocas, entregues ao Papa

Considerada Patrimônio Histórico de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, a palma barroca é composta por um vaso em pedra sabão e por folhas moldadas em cobre e banhadas a ouro. As peças entregues ao líder da Igreja Católica são assinadas pelo artista George Helt.

Tradicionalmente, as palmas barrocas são usadas para ornamentar altares e oratórios. Trazidas ao Brasil, por Dom João VI, tornaram-se elemento comum nas celebrações católicas. Em Sabará, a confecção das peças se transformou em tradição, principalmente entre as mulheres, que transmitiram o conhecimento sobre a elaboração das peças de geração em geração.

As peças entregues por Zema ao papa Francisco foram confeccionadas pelas mãos de Helt, que usou ferramentas do século XVII para dar os contornos das folhas de metal.

Missão pela Europa

O governador Romeu Zema está desde a última terça-feira (5) na Europa, onde cumpre agendas oficiais na Itália e na Áustria. A comitiva, composta também pelos secretários de Casa Civil, Marcelo Aro, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, está em uma série de compromissos que têm o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o estado. Enquanto Zema está fora do país, quem está interinamente à frente do Executivo é o vice dele, Mateus Simões.