DepartamentosDestaquesNotíciasTurismo

TURISMO EM MG CRESCE MAIS QUE O DOBRO DO NACIONAL

A atividade turística de Minas Gerais registrou o maior desempenho entre todas as unidades da Federação, de 14,1% na comparação anual, outubro de 2023 comparado a outubro de 2022. No Brasil, como um todo, o desempenho no período foi de 6,5%. Essas são as últimas informações apuradas pelo IBGE analisadas pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

No décimo mês do ano, Minas Gerais teve uma leve desaceleração da atividade turística, de -0,2 em relação a setembro. Em âmbito nacional, a queda foi de -1,1% no período. Conforme análise dos economistas da Fecomércio MG, é a primeira vez, desde fevereiro deste ano, que o estado desacelera a atividade frente ao mês imediatamente anterior.

No acumulado do ano, janeiro a outubro, o turismo em Minas registra 17,1% de crescimento, desempenho levemente abaixo do acumulado até o terceiro trimestre. O desempenho nacional é de 7,9% no período. A análise da Fecomércio MG mostra que o volume de atividade turística em Minas Gerais mantém o padrão de crescimento mais intenso que o Brasil ao longo de 29 meses com diferença de 9,2 pontos percentuais no período.

Quando é analisado o crescimento da atividade turística no acumulado de 12 meses (novembro de 2022 a outubro de 2023), Minas Gerais registra avanço intenso, de 18,9%, no período. O comportamento do estado nesta abertura de análise mostra incremento de 10,2 pontos percentuais sobre o desempenho nacional.

Olhar Econômico – Por Gilson Machado, economista da Fecomércio MG

O volume da atividade turística em Minas Gerais chega ao fim de outubro com um crescimento acumulado de 17,1%. Esse desempenho mostra que Minas segue com avanço acima dos demais estados e que caminha para o fim do ano com crescimento significativo. No acumulado 12 meses, o volume da atividade turística registra avanço de 18,9%.

A melhora do ambiente econômico, somada à expansão da demanda da atividade turística, tem refletido em um bom desempenho para o turismo mineiro. Vale destacar o número de pousos e decolagens no principal aeroporto do estado, que aumentou em 10% frente ao mesmo período do último ano, e isso reflete em incremento no número de passageiros decolando e pousando em Minas Gerais. Em números, ocorreu aumento de 83% de passageiros em voos internacionais e de 8% em voos domésticos.

Além disso, vale frisar que o estado mineiro tem forte apelo gastronômico, cultural e riquezas naturais como cachoeiras e montanhas que vêm atraindo os olhares da população e isso traz reflexos positivos para o indicador no estado.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.