BUTANTAN PODE NEGOCIAR VACINAS COM ESTADOS E MUNICÍPIOS
O Instituto Butantan afirmou nesta quinta-feira (28) a possibilidade de negociar a vacina Coronavac diretamente com estados e municípios, se o governo federal continuar não manifestando interesse formal nas 54 milhões de doses oferecidas. O instituto não descarta ainda a venda dos imunizantes a outros países.
“Temos esse compromisso inicial com o Ministério, mas nós temos uma solicitação muito grande, não só dos países da América Latina, como também de estados e municípios. Então precisamos de fato fazer esse planejamento. O Butantan tem assinado cartas de intenção com a grande maioria dos estados e com muitos municípios”, afirmou o diretor, Dimas Covas, à Globonews.
Em Minas Gerais, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que as negociações com o laboratório americano Covaxx avançam, mas não deu prazos. A intenção é que o governo do Estado adquira 50 milhões de doses e disponibilize-as ao Ministério da Saúde. “São as conversas mais avançadas que temos, eles estão indo para a terceira fase de estudos e só depois podemos ver como será a aprovação na Anvisa. Nenhum Estado vai comprar só para ele, isso é muito ruim, fragiliza o sistema”, destacou o secretário, que ressaltou que em um primeiro momento importaria as vacinas, mas futuramente a tecnologia poderia ser repassada a Funed.
“Esperamos que seja logo, talvez no meio do ano já temos alguma definição”.
Via O Tempo.