MORTES POR DENGUE DOBRAM EM MG
Em apenas uma semana, o número de mortes confirmadas por dengue dobrou em Minas Gerais. De acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o número de óbitos passou de 18 para 36, entre 15 e 22 de fevereiro. Ao todo, o Estado soma 93.059 casos confirmados da doença. Outros 155 óbitos e 268.903 casos estão em investigação.
Somente nas últimas 24 horas, foram dez novas mortes por dengue confirmadas em Minas, cinco delas ocorreram em Belo Horizonte. A cidade totalizou dez mortes, conforme dados do governo de Minas, e lidera o ranking de maior número de casos prováveis de arboviroses, com 28.507 mil registros. Na sequência, aparecem Itabira (9.862), Contagem (8.702), Ribeirão das Neves (8.309).
Ainda conforme o painel de monitoramento da SES, mais de 6 mil novos casos de dengue foram confirmados nas últimas 24 horas em Minas. Ao todo, o Estado soma 93.059 casos confirmados da doença em 2024. Outros 268.903 casos foram notificados e estão em investigação.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, avaliou o atual momento da epidemia de dengue como crítico e pediu que a população reforce os cuidados para evitar focos do mosquito Aedes aegypti. “Cada um de nós temos que evitar água parada e olhar nossas casas porque é ali que o mosquito se prolifera”, alerta.
O secretário garante que o Estado está aumentando a oferta de atendimento em saúde para receber a alta demanda de pacientes com sintomas da doença. “Nosso papel é aumentar e melhorar o atendimento. Se você tem algum sintoma, procure um atendimento médico, para que seja reconhecido e acompanhado. Estamos capacitando todos os municípios de Minas para que esse atendimento seja feito da melhor maneira e evitarmos mortes pela doença”, finaliza.