GARDÊNIA SUSPENDE VIAGENS PARA O SUL DE MG
A Viação Gardênia suspendeu, temporariamente, a venda de passagens de suas linhas que atendem a região do Sul de Minas. A medida foi adotada após uma operação tirar de circulação treze veículos da empresa, na última terça-feira (30). As linhas estão sendo atendidas por outras empresas até que a viação solucione os problemas constatados pela fiscalização.
A operação “Ponto Final” foi promovida pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Foram fiscalizados veículos da empresa, de forma simultânea, na Rodoviária de BH e, também, no terminal de Pouso Alegre, um dos municípios atendidos pela Gardênia.
Ao todo, 18 veículos foram vistoriados na cidade do Sul de Minas e, em função de irregularidades identificadas na manutenção e em itens de segurança, dez deles acabaram removidos. Além disso, outros dois veículos foram notificados por falta de conservação e higiene. Outras 37 autuações foram emitidas pelos fiscais por irregularidades como, por exemplo, o descumprimento do quadro de horários.
Já na rodoviária da capital mineira foram três os veículos retirados de circulação pela operação. Os ônibus estavam com irregularidades de manutenção e, até mesmo, documentação. Mais uma vez, a empresa também foi autuada por descumprimento do quadro de horários das linhas com embarque na capital.
“Serão abertos processos administrativos para que as empresas autuadas sejam punidas. Os veículos retirados de circulação só poderão retornar ao serviço após nova vistoria. Os usuários podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados. As viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigido”, garante o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla.
Fiscalização realizada três semanas antes motivou operação
Ainda de acordo com o governo de Minas, a operação “Ponto Final” foi motivada pela quantidade de irregularidades constatadas em outra ação de fiscalização contra a mesma empresa, promovida nos dias 10, 11 e 12 de abril deste ano. A operação também visa apurar o grande número de reclamações que foram registradas por passageiros, entre eles por atrasos nas viagens e má conservação dos veículos.
A primeira operação foi realizada nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, resultando em 12 veículos autuados por problemas encontrados em itens de conforto e segurança, e, também, por descumprimento dos quadros de horários.