DepartamentosDestaquesEmpregoNotícias

FIAT INVESTIRÁ R$ 454 MILHÕES EM FÁBRICA DE MOTORES EM MG

A Stellantis, leia-se também Fiat, deve anunciar na próxima semana, em sua unidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, um investimento de R$ 454 milhões e geração de 600 empregos diretos. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou no “Diário Oficial da União”, na sexta-feira (10/5), 14 novas portarias de habilitação de empresas ao programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e nelas constam esse investimento da montadora. Com essas portarias, as empresas “ficam autorizadas a receber créditos financeiros como contrapartida de investimentos em inovação e descarbonização na indústria automotiva”, informou o MDIC em comunicado.

“É projeto de relocalização de uma fábrica de motores da FCA Fiat Chrysler, vinda de outro país, com investimento previsto de R$ 454 milhões e geração de 600 empregos diretos”, informou o MDIC, que ainda se refere à Stellantis como FCA Fiat Chrtysler. Procurado, o ministério não deu mais detalhes sobre a Fiat. Ainda segundo o ministério, são 69 o total de habilitações concedidas desde o início do programa do governo. Dessas, 67 são para unidades fabris, que já produzem autopeças, veículos leves e veículos pesados no Brasil.

Também procurada pela reportagem, a montadora disse não se pronunciar ainda sobre tais investimentos, mas marcou um grande evento na unidade de Betim para a próxima segunda-feira (20/5). Haverá uma coletiva de imprensa para “grandes anúncios”, segundo a empresa, seguida de cerimônia com a presença de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, e, possivelmente, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Serão pelo menos três importantes anúncios a serem feitos na ocasião. Não foram passados detalhes, cronograma e nem um posicionamento sobre as informações dadas pelo MDIC.

Em março deste ano, a Stellantis anunciou oficialmente um grande plano de investimento no Brasil de R$ 30 bilhões entre 2025 e 2030, o maior da história da montadora no país. Os aportes foram apresentados ao presidente Luís Inácio Lula da Silva pelo CEO mundial da empresa, Carlos Tavares, e Cappellano, que informaram que a montadora pretende lançar mais de 40 veículos no país, entre novos modelos e a renovação do portfólio atual, incluindo seus primeiros carros híbridos e ou elétricos produzidos no país. Não é sabido se os R$ 454 milhões que o ministério se refere estão ou não dentro desse plano de investimentos anunciado em março.

A empresa não revela ainda quanto vai investir em cada marca, mas assegurou, durante o anúncio dos aportes em março, que o plano é exclusivo do Brasil, onde a Stellantis produz em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Por Estado

Segundo o comunicado do MDIC sobre a adesão ao programa Mover, os pedidos de habilitação partiram de empresas instaladas em São Paulo (26), Rio Grande do Sul (17), Minas Gerais (7), Paraná (7), Santa Catarina (6), Rio de Janeiro (2), Pernambuco (2), Bahia (1) e Amazonas (1). Incluem toda a cadeia do automóvel.

“Uma vez habilitadas, as empresas podem apresentar seus projetos e requisitar os créditos proporcionais aos investimentos – que variam de R$ 0,50 a R$ 3,20 por real investido acima de um patamar mínimo”, informou o ministério. Quanto maior o conteúdo nacional de inovação presente nas etapas produtivas, maior o crédito. “A busca por mercados externos também resulta em incentivos adicionais. Caso não realize os investimentos previstos, a empresa é desabilitada e tem de devolver os recursos recebidos”, disse o comunicado do ministério.

“Independentemente de se habilitarem ou não para usufruir dos créditos financeiros, todas as empresas deverão cumprir os requisitos obrigatórios do programa. Isso já acontecia com o Rota 2030, antecessor do Mover, porém agora haverá novas exigências e métricas – por exemplo, o critério da reciclabilidade e a medição das emissões de carbono em todo o ciclo da fonte propulsora, conhecida como ‘do poço à roda’, e em todas as etapas de produção e descarte do veículo, ou ‘do berço ao túmulo’”, conclui o comunicado do MDIC.

O Mover prevê um total de R$ 19,3 bilhões de créditos financeiros entre 2024 e 2028.