BOMBEIROS DE MG COMBATERAM QUASE 300 INCÊNDIOS EM 24 HORAS
Por hora, o Corpo de Bombeiros combateu a 12 incêndios espalhados por vegetações de Minas Gerais das 8h30 de domingo até a manhã desta segunda-feira (9 de setembro). O dia rendeu 291 operações de combate ao fogo, que foi, majoritariamente, provocado por criminosos, segundo a corporação. O Estado tem nove Unidades de Conservação (UCs) em chamas simultaneamente.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão mobilizadas em incêndios florestais em parques, monumentos e serras das regiões metropolitana de Belo Horizonte, Central, Zona da Mata, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Jequitinhonha. O esforço para contenção das chamas ocorre por vários dias consecutivos na maioria das vegetações protegidas.
Na Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, os bombeiros estão no oitavo dia de operação nesta segunda, com desafios de enfrentamento a dois grandes focos de incêndio nas cidades de Pedra Bonita e Araponga. A força-tarefa é formada por 23 bombeiros e 20 brigadistas. No Parque Estadual do Pau Furado, no Triângulo Mineiro, também são oito dias de combate ao fogo, com 10 viaturas mobilizadas.
Seca piora rastro do fogo em Minas Gerais
O tempo seco e a estiagem prolongada que castigam o Estado favorecem a propagação dos incêndios. Conforme o último relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do governo federal, vastas regiões mineiras não receberam nenhuma precipitação desde maio. “Essa situação deixou o solo e a vegetação extremamente secos, criando um ambiente favorável para a propagação de grandes incêndios”, diz o documento.
Unidades de Conservação em chamas em MG:
- Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Zona da Mata
- Área de Proteção Ambiental (Apa) Alto do Mucuri, Vale do Jequitinhonha
- Parque Estadual do Pau Furado, Triângulo Mineiro
- Parque Estadual Serra do Papagaio, Sul de Minas
- Área de Proteção Ambiental (Apa) Estadual Fernão Dias, Sul de Minas
- Monumento Natural Estadual do Itatiaia, na região Central
- Parque Estadual Baleia, na capital
- Refúgio da Vida Silvestre Estadual de Macaúbas, na Grande BH
- Parque Estadual do Rio Doce, no Vale do Aço