Informação com Credibilidade

DepartamentosDestaquesGeralNotícias

COMO SURGIRAM AS SUPERSTIÇÕES DA SEXTA-FEIRA 13?

As superstições circulam a sexta-feira 13, que, em muitas culturas, é considerado um dia de má sorte. Na cultura pop, são inúmeros filmes e livros que retratam que essa combinação pode ser, realmente, um terror. Mas onde nasceu essa ideia?

São vários relatos do que pode ter influenciado o nascimento dessa superstição, e como muitas outras ao redor do mundo, é difícil especificar onde, de fato, começou. Uma ideia é a de que as sextas-feiras já eram consideradas um dia de azar, assim como o número 13. Por isso, a combinação já chamava a atenção muito antes de Cristo.

No livro “Extraordinary Origins of Everyday Things” (Origens extraordinárias de coisas ordinárias), o autor Charles Panati consegue remontar a tradição até a mitologia nórdica. Na história, o deus da travessura, Loki, invadiu um banquete em Valhalla, fazendo com que 13 deuses estivessem no local. O deus cego Hodr foi enganado por Loki e acabou atirando uma flecha em seu irmão Balder, o deus da luz, alegria e bondade, o matando na hora.

Já o catolicismo cita várias relações entre os infortúnios, o número 13 e as sextas-feiras. Primeiramente, é dito que Adão e Eva cometeram o ‘pecado original’ nesse dia. Além disso, Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, e Judas Iscariotes, o discípulo que o traiu, foi o 13º a chegar na Última Ceia.

Sexta-feira 13 no século XIX

Apesar de todas essas relações em tempos antigos, foi no início dos anos 1900 que a ideia realmente chegou ao imaginário coletivo. Um livro lançado em 1907 por Thomas William Larson, o “Sexta-feira 13” (Friday the 13th), conta a história de um corretor de ações que aproveita do dia para dar golpes em Wall Street. Sucesso de vendas, a data se consolidou na mente das pessoas e, inclusive, várias outras pessoas de negócios evitavam vender ou comprar nessas sextas.

Para piorar ainda mais o receio nesse dia, pouco tempo depois de publicar esse romance, em uma sexta-feira 13, um barco que Lawson mandou construir, e levava seu nome, naufragou.

Já nos anos 80, a cultura pop mergulhou de cabeça na história das sextas de azar com a franquia de filmes de terror slasher “Sexta-feira 13”, que conta com vilão Jason Voorhees e sua clássica máscara assustadora de hóquei.

Nem todo país tem a mesma tradição

O medo cultural das sextas-feiras que caem no dia 13 do mês não é unanimidade mundial. Em algumas culturas, esse número é sinal de boa sorte. E, além disso, na Itália, por exemplo, o famoso dia do terror são as sextas que caem no dia 17.

Em português, o termo ‘Paraskevidekatriafobia’ designa o medo das sextas-feiras 13, assim como a ‘Triscaidecafobia’ é o medo supersticioso somente do número 13.