Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolicial

HOMENS SÃO MULTADOS EM R$ 75 MIL POR PESCA ILEGAL NO ITACI

A Polícia Militar Ambiental de Carmo do Rio Claro realizou operação fiscalização Pré piracema 2024. A operação foi feita na represa de Furnas, na região do distrito do Itaci.

No local, a equipe de policiamento visualizou um barco com dois indivíduos em plena atividade de pesca. Ao serem abordados, verificou-se no interior do barco os seguintes materiais:

-10 redes de emalhar tipo capeada;

-10 redes de emalhar para pesca de lambari;

O material totalizava 1.486 metros quadrados de redes.

-Um bastão de madeira com uma garrafa pet acoplado na ponta do bastão em forma de funil, equipamento utilizado para realizar prática de pesca proibida, conhecido como “tigum” ou “batida”.

Dentro do barco, ainda havia 71 kg de tilápia e 10 kg de lambari.

O pescado foi periciado pela vigilância em saúde de Carmo do Rio Claro onde foi atestado que as tilápias estavam frescas e aptas para consumo. Os peixes apreendidos em seguida foram doados para a APAE de Carmo do Rio Claro e para o Lar do idoso Frederico Ozanan. Os lambaris encontravam-se impróprios para o consumo e foram descartados no aterro sanitário.

Foi lavrado auto de infração no valor de R$ 75.510,26.

O barco e o motor também foram apreendidos e encaminhados para o pátio credenciado. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de polícia.

Este crime está previsto na lei 9.605 de 1998, lei dos crimes ambientais, e o autor pode receber uma pena que pode chegar a 5 anos de detenção.