PREFEITO DE ALFENAS RECONHECE ERRO E PEDE DESCULPAS A AUTISTAS
Depois de gerar repercussão nacional e dizer que foi mal interpretado, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), divulgou nas redes sociais um pedido de desculpas aos autistas por tê-los citado em uma comparação ao comportamento do presidente Bolsonaro.
A fala do prefeito durante um programa de rádio causou polêmica e revoltou familiares de pessoas com autismo. O apresentador Marcos Mion disse que a comparação entre autistas e psicopatas revela ignorância. Afirmou que o psicopata é incapaz de sentir empatia e despreza o sentimento do próximo. “Isso está completamente fora do espectro autista. Não dá nem para comparar”, declarou.
O apresentador disse que o prefeito de Alfenas deveria pedir perdão e sugeriu a realização de um grande evento no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. “Seria uma forma incrível de mostrar que você não sabia o que estava falando e se arrependeu. Quer se redimir, pedir perdão e evoluir. E quer respeitar a comunidade autista. Que tal?”
Entidades
A Abraça, uma das entidades que representa os autistas, afirmou que a declaração é “recheada de preconceito e de desinformação” e que repudia esse tipo de fala. “Quando alguém chama um político de ‘autista’ está atacando a dignidade de todas as pessoas autistas, mas não a do político citado”, declarou.
Pedido de desculpas
Ao ver o tamanho do estrago provocado pela sua fala, o prefeito de Alfenas pediu desculpas pelo que considerou como “infeliz e equivocada comparação” feita por ele na entrevista concedida na semana passada. Durante o programa Conversa com o Prefeito, da Rádio Pinheirinho, o prefeito participou ao lado da mãe de um autista de Alfenas e da coordenadora de políticas para inclusão em Alfenas.