DepartamentosDestaquesEconomiaNotícias

NATAL DEVE MOVIMENTAR R$ 5,8 BILHÕES EM MG

Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) confirma porque o Natal é a principal e mais aguardada data comercial do Brasil. Levantamento estima que cerca de 19 milhões de mineiros (90%) vão às compras e devem movimentar aproximadamente R$ 5,8 bilhões na economia do Estado.

Segundo o economista da FCDL-MG Vinícius Carlos Silva, além do fortíssimo apelo emocional, o pagamento do 13º salário torna-se um estímulo a mais ao consumo durante o período natalino. “Esses fatores potencializam a vontade de presentear nesta época, que carrega consigo uma magia especial e que, por isso, é sempre tão aguardada por consumidores e lojistas”, afirma.

Pesquisa aponta ainda que 87,5% dos entrevistados vão concentrar as compras neste mês, enquanto 11,4% disseram que aproveitariam as promoções da Black Friday. No ranking dos presentes mais procurados, Vestuário (30,2%), Calçados (17,4%), Perfumes e Cosméticos (15,1%) e Brinquedos (10,2%).

Com relação ao local das compras, a pesquisa mostra que mais da metade dos mineiros (52,3%) vai dividir suas compras entre as lojas físicas e digitais, enquanto 36,4% preferem somente as lojas físicas e outros 11,4% fazem compras apenas na internet.