DepartamentosDestaquesGeralNotícias

BRASIL É O PAÍS COM O 4º PIOR AMBIENTE DE TRABALHO

Uma pesquisa realizada em 19 países pelo “The State of Global Workplace Culture” revelou que o Brasil ocupa o 16º lugar, entre os 19 países avaliados, com a quarta pior avaliação sobre o ambiente de trabalho. No Brasil, apenas 52% dos trabalhadores consideram o ambiente de trabalho bom ou excelente, enquanto 14% avaliam como ruim ou péssimo. A pesquisa também apontou uma diferença de percepção entre os gêneros, com 55% dos homens avaliando o ambiente de trabalho positivamente, contra 49% das mulheres.

O estudo identificou cinco fatores essenciais para um ambiente de trabalho positivo: gestão honesta e imparcial, comportamento civilizado, trabalho significativo, comunicação aberta e empatia. A pesquisa destacou que esses aspectos são mais importantes do que a compensação salarial na construção de uma boa cultura organizacional. No Brasil, como em outros países, o significado do trabalho foi um fator relevante na avaliação do ambiente, com destaque para a falta de empatia e oportunidades de crescimento, especialmente em países como o Egito e a Indonésia.

Além disso, a pesquisa revelou que a insatisfação com a cultura do trabalho leva muitos a procurar novas oportunidades. No Brasil, 69% dos trabalhadores que avaliam negativamente a cultura do trabalho estão buscando um novo emprego. O estudo também destacou o impacto do burnout, que afeta mais de um quarto dos trabalhadores globalmente, especialmente os mais jovens. A falta de confiança nos líderes, aliada ao esgotamento e à sobrecarga de trabalho, contribui para o aumento da insatisfação no ambiente corporativo.