DepartamentosDestaquesGeralNotícias

ALAGO E ELETROBRAS DISCUTEM SOLUÇÕES PARA FURNAS E PEIXOTO

Dirigentes da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) reuniram-se nesta semana em Brasília, com representantes da Eletrobras para tratar de questões pendentes que impactam diretamente os municípios margeados pelo Lago de Furnas. Participaram do encontro o prefeito de Capitólio e vice-presidente da Alago, Cristiano Silva; o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Junior; e o diretor executivo da associação, Fausto Costa. A comitiva foi recebida por Bruno Eustáquio de Carvalho, diretor de Relações Institucionais e Programas Setoriais da Eletrobras, e por seu assessor, Paulo Marinho.

O encontro teve como pauta principal a regularização de áreas ocupadas, segundo o Ministério Público Federal, de forma irregular, no entorno do Lago de Furnas, localizadas abaixo da cota 769,3 metros. Proprietários têm enfrentado ações judiciais para demolir construções que, segundo o MP, afetam a área de segurança da margem e o meio ambiente, o que impacta especialmente o turismo, atividade econômica vital para a região. A Alago busca uma solução integrada com o Ministério Público, órgãos ambientais e a Eletrobras. No encontro, Bruno Eustáquio assumiu o compromisso de avançar com as ações dentro da Eletrobras, para em um curto espaço de tempo, convocar uma reunião de trabalho e prosseguir com estes temas de interesse das partes.

“A reunião foi muito positiva”, avaliou Cristiano Silva, opinião compartilhada por Eugênio Vilela e Fausto Costa, que destacaram a receptividade da Eletrobras às demandas apresentadas.