DepartamentosDestaquesEconomiaNotícias

SERASA PASSA A LIMPAR NOME DE DEVEDOR INSTANTANEAMENTE

A Serasa Experian anunciou uma mudança significativa em seu sistema de limpeza de nome de devedores. A partir de agora, consumidores que realizarem o pagamento de dívidas através do aplicativo da Serasa ou via Pix terão seus nomes limpos instantaneamente.

Anteriormente, o processo de baixa de nomes negativados pela Serasa poderia levar até nove dias. Com a nova funcionalidade, denominada ‘Score em Tempo Real’, essa atualização passa a ser imediata, beneficiando diretamente o consumidor.

Giresi Contini, diretor de soluções de crédito da Serasa Experience, explicou o funcionamento do novo sistema: ‘O consumidor acessa o aplicativo da Serasa, identifica uma dívida, faz a seleção e escolhe o meio de pagamento. Agora, com o pagamento via Pix, a baixa da dívida e a atualização do score de crédito acontecem na hora’.

Implementação gradual e impacto econômico

A implementação da nova funcionalidade está sendo realizada de forma gradual. A Serasa estima que até o final de janeiro, 100% dos consumidores com acesso ao aplicativo poderão utilizar o ‘Score em Tempo Real’. A partir de 1º de fevereiro, o sistema estará totalmente operacional.

O impacto potencial direto na economia é calculado em cerca de R$ 13 bilhões, de acordo com a adesão dos devedores e das liberações dos nomes. Espera-se que os principais beneficiários sejam pessoas com menor poder aquisitivo, que poderão recuperar seu crédito mais rapidamente.

Reação popular

A novidade foi bem recebida pelo público. Cássio Pereira, garçom, comentou: ‘Excelente ideia para o poder de compra do pessoal ficar mais forte. Você sem nome não é nada’. Já Grace Nunes, promoter, mostrou-se otimista, mas cautelosa: ‘A ideia me parece brilhante, agora tem que ver na prática se vai funcionar mesmo’.

Com essa inovação, a Serasa busca agilizar o processo de recuperação de crédito, beneficiando tanto consumidores quanto o mercado, ao permitir uma reinserção mais rápida de pessoas no ciclo de consumo e crédito.