Uma pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info apontou que 83% dos estudantes brasileiros passaram a prestar mais atenção nas aulas após a restrição do uso de celulares nas escolas. O impacto foi maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (88%), enquanto no Ensino Médio 70% dos alunos notaram melhorias na concentração.
O estudo também revelou que 77% dos gestores e 65% dos professores perceberam queda no bullying virtual, embora apenas 41% dos estudantes tenham confirmado essa mudança. Por outro lado, a ausência dos celulares trouxe efeitos negativos: 44% dos alunos relataram mais tédio nos intervalos e 49% dos professores notaram aumento da ansiedade entre os estudantes.
Os resultados variaram por região, com destaque positivo para o Nordeste, que registrou 87% de avanços, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste tiveram menor índice (82%). Especialistas envolvidos na pesquisa defendem que, embora a restrição tenha sido positiva, é necessário investir em alternativas de interação e estratégias pedagógicas específicas para manter o engajamento e o bem-estar dos alunos.

