A CADA 5 MINUTOS, UM MINEIRO CAI EM GOLPE VIRTUAL
O especialista em direito digital Alexandre Atheniense informa que, após a pandemia de Covid-19, houve um boom de golpes virtuais. “Tivemos um aumento no uso de plataformas digitais para diversos serviços, e as pessoas passaram a usar o computador no ambiente doméstico, que não tem o mesmo nível de segurança do espaço corporativo. Isso fez com que os hackers passassem a atuar contra o cidadão comum.”
Atheniense pondera que outro fator que ajuda a explicar o aumento dos delitos é que “o golpista está cada vez mais profissional, muitas vezes ligado a organizações criminosas, enquanto as vítimas, principalmente as de faixa etária mais elevada, acreditam em qualquer tipo de anúncio que encontram”, afirma.
Bilhões de vítimas
A previsão é de que, neste ano, haja uma perda financeira no Brasil decorrentes de golpes virtuais de R$ 71 bilhões, conforme alerta o especialista em direito digital. “Existem aproximadamente 4.800 golpes cibernéticos. Uma pesquisa realizada pelo Senado mostrou que um em cada cinco brasileiros já foi vítima de algum golpe digital, ou seja, 25%. A situação é alarmante.”
A oferta de produtos por um preço abaixo do praticado é a principal isca utilizada pelos estelionatários para atrair o consumidor. “A ganância por valores acessíveis faz com que a pessoa deixe de tomar qualquer tipo de cautela. O consumidor não verifica se o site é confiável, se o link realmente remete à loja verdadeira. Na Black Friday, os preços baixos atraem as pessoas, e o cuidado precisa ser redobrado”, sugere o advogado Luiz Felipe Siqueira.
Saiba como se prevenir
Siqueira orienta que, ao utilizar o ambiente virtual, as pessoas sejam “como os mineiros: desconfiadas”. “Desconfie de tudo. Se viu um carro que custa R$ 60 mil sendo vendido por R$ 40 mil, já deixe a vontade de lado, porque a chance de dar algo errado é muito grande”, complementa.
Caso a pessoa caia em algum golpe, a recomendação é procurar a polícia para registrar a ocorrência. Outras dicas para evitar a “dor de cabeça” são: não clicar em links desconhecidos, não fornecer informações pessoais e pesquisar a reputação da empresa.