Destaques

ADESÃO A ONDA ROXA SERÁ OBRIGATÓRIA A REGIÃO COM ALTA DE COVID

Quais são os critérios da onda roxa do programa Minas Consciente? Segundo o governo de Minas, o contexto é de estarmos no pior cenário da pandemia. Em algumas regiões do estado, houve uma transmissão maior da covid-19, o que afeta diretamente o atendimento e a disponibilidade da rede de saúde para atendimento.
A Onda Roxa mantém a aplicação dos protocolos mais restritivos do Minas Consciente. Cirurgias eletivas estarão suspensas. O Governo ainda esclareceu que terá o apoio das forças de segurança para a regra valer.
Até o momento as regiões noroeste e triângulo norte estão na Onda Roxa. O Sul de Minas ainda está na Onda Vermelha. Na Onda Roxa passa a ser obrigatória a adesão dos municípios, não dependendo mais da decisão da prefeitura, por exemplo.
O QUE MUDA QUANDO UMA REGIÃO FOR PARA A ONDA ROXA
– Proibição de circulação de pessoas e veículos para atividades não-essenciais
– Toque de recolher entre 20h e 5h
– Proibição de circulação de pessoas sem máscara de proteção
– Proibida circulação de pessoas com sintomas de gripe, a não ser pelo tratamento
– Serviços essenciais vão se manter – bares e restaurantes somente por delivery
– Serviços de saúde funcionam
– Transporte público para atividades essenciais
– Manutenção de equipamentos, construção civil, comunicação e serviços de interesse público se mantém
Alguns dos critérios para entrar na Onda Roxa são: acompanhamento por parte do governo de Minas em indicadores do Minas Consciente. As regiões que estiverem no vermelho estão sendo supervisionadas e podem passar para a Onda Roxa, observando para isso a taxa de distanciamento social, ocupação de leitos, taxa de incidência de surtos da covid-19 e ainda o número de óbitos.
Via Tv Alterosa