Destaques

AGLOMERAÇÃO EM INAUGURAÇÃO DE UTI NO SUL DE MINAS É ALVO DE CRÍTICAS

A realização de evento oficial do governo de Minas em Poço Fundo foi alvo de críticas, nesta quarta-feira (9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Deputados que compõem a comissão que investiga a vacinação de servidores do Estado, acusaram o Executivo estadual de causar aglomeração em um hospital.

O relator da comissão, deputado Cássio Soares (PSD), apresentou ao secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti fotos que mostram várias pessoas presentes no evento e questionou sobre a realização. Nesta quarta-feira, Baccheretti, a secretária de Planejamento, Luíza Barreto, e o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa foram ouvidos pela CPI.

A agenda do governo a qual Soares se referiu foi a inauguração de 10 leitos de UTI em Poço Fundo, na última quarta-feira (2). Estavam presentes no evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, além de deputados da região.

Aglomeração

As imagens oficiais do evento que foram divulgadas pelo Governo de Minas mostram apenas as autoridades presentes em cima do palco para o anúncio das novas vagas. No entanto, as fotos (feitas por pessoas que estavam presentes) que o deputado apresentou nesta quarta-feira mostram dezenas de pessoas aglomeradas no hospital para onde os leitos foram disponibilizados, além disso, segundo afirmou Soares, houve uma cerimônia em local aberto.

“Neste momento é adequado que se realize eventos para inaugurar leitos de UTI? Eventos em que a gente percebe aglomeração de pessoas, que a gente percebe uma divulgação talvez desnecessária nesse momento. Eu pergunto se foi adequado?”, questionou Cássio Soares enquanto passava as fotos do evento no telão do auditório.

Ao responder às críticas, o secretário Fábio Baccheretti alegou que a organização da cerimônia fugiu do controle porque pessoas que não eram esperadas apareceram. O secretário reconheceu que houve aglomeração e que não foi uma situação ideal, mas ponderou que as pessoas usavam máscaras e a cerimônia após a inauguração foi em um local aberto.

“Realmente a recomendação não é para uma situação como essa mencionada, e o governador sabe disso. Só que em eventos assim às vezes aparecem pessoas que não estavam programadas, mas todos estavam de máscara e o evento foi em local aberto”, explicou.

“Foi um momento muito importante para o município de Poço Fundo que foi a abertura de 10 leitos de UTI”, prosseguiu o secretário quando foi interrompido pelo relator. “Sem sombra de dúvida, esses leitos são muito importantes para o município de Poço Fundo, mas creio que não era o momento e não foi só em lugar aberto, como podemos ver nas fotos. São dezenas de pessoas em um lugar fechado”

Baccheretti  também ressaltou que os municípios da região Sul de Minas vivem o pior momento da pandemia, desde março do ano passado.

De acordo com o relator da CPI, ele, que é da região, foi convidado para comparecer ao evento, mas evitou devido à pandemia. Já o deputado Ulysses Gomes (PT) que é de Itajubá, cidade do Sul de Minas, compareceu ao evento. Gomes é oposição ao governador Romeu Zema.

O petista, que presidiu a comissão nesta quarta-feira devido a ausência do titular, João Vítor Xavier (Cidadania), também comentou o ocorrido. De acordo com o parlamentar, o evento seria realizado no sábado e foi cancelado devido a situação que a região enfrenta na pandemia, depois o governo resolveu realiaza-lo na quarta-feira.

“Já que eu estive presente eu quero registrar que, sem desmerecer a importância dessa entrega, houve sim a tentativa de  cancelar a inauguração e depois quando o Estado tomou a frente assumiu os riscos. Nós tivemos ali, diferente do que prevê a onda vermelha encontro de até 30 pessoas, mais de 100 pessoas participando”, disse o deputado.

O que diz o governo

Procurado pela reportagem, o governo do Estado confirmou que o governador Romeu Zema foi a Poço Fundo para inaugurar dez leitos de UTI para pacientes com Covid-19 e também para tratar da situação da pandemia na região.

Apesar das imagens divulgadas na CPI, nota enviada pelo Executivo Estadual pondera que “todas as agendas do governo vêm sendo realizadas com total observância às medidas de prevenção à propagação da Covid-19. Todos os participantes, tanto autoridades quanto imprensa, são devidamente orientados a usar máscara e manter o distanciamento necessário”.

Via O Tempo