ALFENAS VAI MONITORAR GRÁVIDAS QUE RECEBERAM DOSE DA ASTRAZENECA
A Secretaria de Saúde de Alfenas vai monitorar 11 grávidas que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca contra Covid-19. A medida foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão do imunizante da Fiocruz em mulheres grávidas ou que acabaram de ter filho.
“Nós vacinamos 11 gestantes com comorbidades e tomamos a decisão de já monitorá-las. Estamos entrando em contato com todas, para fazer a monitoração de possíveis eventos adversos. Até o momento, tivemos uma gestante com febre alta como único efeito adverso até o momento”, explicou Tatiane Barbosa, que é responsável pelo setor de imunização de Alfenas.
A suspensão do uso do imunizante foi feito na terça-feira (11). Incialmente a Anvisa disse que não houve nenhum evento adverso, mas o Ministério da Saúde destacou, na tarde do mesmo dia, que a agência tomou a medida após um acidente vascular cerebral hemorrágico que resultou em óbito fetal e da gestante de 35 anos.
O Ministério da Saúde acatou a recomendação da Anvisa e suspendeu o uso da AstraZeneca em gestantes e mulheres que tiveram filho há menos de dois meses. A vacinação pra elas por enquanto, apenas as que possuem comorbidades, deve ser feita com doses dos outros imunizantes aprovados no país: Pfizer e CoronaVac.
Via G1 Sul de Minas