ALPINÓPOLIS ANUNCIA NOVAS MEDIDAS CONTRA A COVID
Em uma entrevista no início da tarde de hoje à rádio FM Ventania, o prefeito de Alpinópolis Rafael Freire, juntamente com o diretor do hospital Cônego Ubirajara Cabral, Juarez Vilela e o médico Dr. Mateus Nunes Pereira, falaram sobre a situação atual da pandemia no município.
SITUAÇÃO NO HOSPITAL BEIRA O CAOS
Juarez fez um panorama sobre o momento que vive o hospital de Alpinópolis que está com todos os 11 leitos reservados para pacientes com COVID ocupados. “Ontem conseguimos receber mais 2 pacientes, porém, 7 tiveram que voltar pra casa e esperar aparecer vaga”, disse.
Ele disse também que a usina de oxigênio do hospital tem capacidade para 80 litros por minuto e está funcionando 24 horas, mesmo assim, não está sendo suficiente, pois, estão tendo que utilizar ainda os cilindros para complementar o oxigênio necessário aos pacientes.
Juarez comentou também sobre o aumento no custo dos remédios que em alguns casos, passou de R$ 3,00 para mais de R$ 100,00. “Para as pessoas que perguntam onde está o dinheiro do hospital, eu pergunto onde está a consciência de vocês”.
Sobre as ambulâncias, ele disse que existem 4 disponíveis. “O que adianta termos 4 ambulâncias disponíveis se não temos para onde levar as pessoas?”, perguntou.
ORIENTAÇÕES DO MÉDICO
O médico Dr. Mateus Nunes Pereira pediu que em qualquer sintoma a pessoa deve procurar primeiro o ESF. “Mesmo aquele sintoma que você acha que é um simples resfriado, pode ser COVID. Procure o ESF e se for necessário a unidade vai encaminhá-lo para o hospital, não espere se agravar para depois procurar assistência”.
Dr. Mateus disse que a maioria das pessoas que se infectarem pela COVID terão sintomas leves, mas, cerca de 15% vai apresentar sintomas moderados e/ou graves e precisar de internação e que não haverá vagas para todas essas pessoas. “Hoje a doença está acometendo pessoas mais jovens e que geralmente ficam mais tempo internadas, isso na prática significa menos leitos disponíveis por mais tempo”.
NOVAS MEDIDAS
Depois de todo esse panorama apresentado, o prefeito Rafael Freire anunciou que um novo decreto trará medidas para tentar diminuir o número de casos na cidade. “Essas medidas não vão acabar com o vírus, mas, precisamos tentar recuar essa onda de contágio”.
Rafael disse que os comércios terão que encerrar o atendimento presencial às 21:00 e que após esse horário somente estará permitido o delivery de comida. “Estamos tentando uma medida que não afete tanto o nosso comércio, mas, se vier uma onda roxa por aí teremos que acatar, falta de avisar não foi”, comentou.
O decreto também irá prever multas para quem insistir em aglomerações nas ruas, quantidade mesas permitidas nos estabelecimentos e todo e qualquer tipo de evento ou festa, independente da quantidade pessoas, está proibido, exceto as celebrações religiosas como missas, batizados e casamentos (desde que sem comemorações).