Uma das mais tradicionais manifestações culturais de Alpinópolis não vai acontecer este ano. A festa do reinado que reúne diversos ternos de congo e moçambique anualmente foi cancelada.

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde disse que o cancelamento foi devido a pandemia do Coronavírus para evitar aglomerações, porém, parte da população discorda da decisão e gostaria que a festa fosse realizada.

Tradicionalmente a festa reúne milhares de alpinopolenses e pessoas da região. Alguns dos participantes já saem em cortejo ainda na noite do dia 24 de dezembro, após a Missa do Galo, celebrada sempre na Matriz de São Sebastião. No dia 25 os ternos circulam pelas ruas visitando as igrejas e é o dia em que acontece a Cavalhada, envolvendo diversos cavaleiros e amazonas da cidade e região. Dia 26 a festa é de Nossa Senhora do Rosário, realizada na Praça Doutor José de Carvalho Faria, no bairro Rosário. Dia 27 é a vez de Santa Efigênia, cuja festividade ocorre na igreja e bairro que levam o nome da santa. O encerramento acontece dia 28, na Praça São Benedito, data em que geralmente registra-se a maior concentração de público e participantes. Neste dia também acontecem as homenagens e agradecimento aos envolvidos nesta que é a maior manifestação cultural-religiosa do município.

 

Shark News by Shark Themes