Informação com Credibilidade

Destaques

ALUNOS DA REDE ESTADUAL VOLTAM ÀS AULAS EM CIDADES DO SUL DE MINAS

Alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (18) em várias cidades do estado. A partir de agora, as escolas estão autorizadas a ter 100% da capacidade dos alunos na sala de aula. No entanto, cada cidade tem regras diferentes.

Em Poços de Caldas, por exemplo, não há uma previsão para que esse retorno total aconteça. Neste momento, a aula será em formato híbrido. Cada escola está definindo uma formato para esse rodízio.

Em algumas, os alunos vão para as salas de aula em alguns dias da semana e em outras, o rodízio é semanal. As escolas também apresentaram planos para aprovação da secretaria municipal.

As aulas voltaram a acontecer presencialmente no dia 2 de agosto e os alunos foram voltando aos poucos, seguindo um cronograma definido pela Secretaria Municipal.

Volta às aulas em Varginha e Pouso Alegre

 

Em Pouso Alegre, a mudança passa a valer a partir de quarta-feira (20). Até então, as atividades presenciais seguem funcionando em sistema híbrido com 30% dos alunos a cada semana.

“É muito importante voltamos com 100%, já temos na média com 70% presenciais e agora aumentando, porque desta forma, com planejamento bem feito, bem estrutura, com os diagnósticos que os professores estão fazendo, com a vacinação bem avançada no município, é imprescindível a gente voltar essas aulas, porque principalmente, a parte sócio-emocional a gente já começa a trabalhar este ano e a gente ganha já aí três meses até chegar fevereiro de 2022”, disse a secretária de Educação de Pouso Alegre, Leila Fonseca.

Em Varginha, as aulas da rede municipal de ensino voltaram nesta segunda-feira (18). Ficam em casa apenas os alunos que preferem continuar no ensino remoto. Na rede municipal de Varginha há 10.985 alunos matriculados e nessas escolas, as famílias que não se sentirem seguras podem deixar os filhos no ensino remoto.

Na rede estadual de ensino, as aulas continuam com o rodízio em Varginha, com os estudantes indo para as salas de aula semana sim, semana não. Está permitida a ocupação total das salas de aula, mantendo quantos alunos couberem dentro das salas, mas respeitando um distanciamento de pelo menos 90 centímetros entre eles.

A Secretaria de Estado de Educação disse ter orientado as superintendências regionais sobre o aumento na capacidade. O retorno será avaliado constantemente tomando como base os índices epidemiológicos.