Três alunos de Carmo do Rio Claro foram classificados para a 2ª etapa do EPTV na Escola 2025. Entre os classificados, 2 são da rede municipal e 1 da rede estadual. Ao todo, apenas 40 alunos foram selecionados para a próxima fase em todo o Sul de Minas.
Os alunos classificados de Carmo do Rio Claro são:
- Alice Cristina Costa Oruê – Escola Estadual Monsenhor Mário
- Lavínya Aparecida Santos Ribeiro – Escola Municipal Santa Luzia
- Pedro David Oliveira Vicente – Escola Municipal São José
A partir de agora, as turmas que eles representam farão a defesa das iniciativas, que deve ser apresentada em um dos seguintes formatos: post para redes sociais, reportagem em vídeo, música ou jingle, ou matéria jornalística para portal.
A Secretaria de Educação de cada município ou a Diretoria Regional de Ensino ficará responsável por reunir essas produções, preencher o formulário oficial do projeto, que estará disponível a partir do próximo dia 18 de agosto de 2025 (segunda-feira) e enviar as defesas. A partir disso, a equipe do Grupo EP fará uma nova curadoria, selecionando, para a terceira etapa, as dez melhores defesas – que serão divulgadas no dia 24 de setembro.
Mudanças climáticas
Na primeira fase, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental inscritos no concurso enviaram iniciativas práticas para conter o aumento das temperaturas do planeta, sob o tema “Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais?”.
As dez iniciativas a serem selecionadas para a terceira etapa darão direito aos alunos representantes de conhecer os estúdios da EPTV e participar da dinâmica “Qual é o herói do seu tempo?”. Eles vão usar ferramentas de inteligência artificial para criar um personagem que ajude a combater as mudanças climáticas, com base nos conceitos estudados em sala de aula. Os melhores de cada praça serão escolhidos por votação aqui pelo site ou pelo Instagram do projeto. A turma vencedora será premiada com um “Dia do EPTV na Escola”, com recreação e atividades voltadas à conscientização sobre meio ambiente.
Esses estudantes também vão escrever redações, com as melhores contemplando seus autores e professores orientadores. As escolas dos primeiros colocados também ganham prêmios.