Informação com Credibilidade

Destaques

ALUNOS E PROFESSORES TESTAM POSITIVO PARA COVID APÓS RETORNO DAS AULAS EM VARGINHA

Oito professores da Rede Municipal de Ensino de Varginha testaram positivo para a Covid-19 após o retorno das aulas presenciais. Além dos educadores, um aluno também foi infectado pela doença. Para o sindicato da categoria, a continuidade das aulas presencias deve acontecer após a vacinação dos educadores. A prefeitura diz que os protocolos estão sendo seguidos e as aulas continuam.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Varginha (Sipromag), desde o retorno das aulas presenciais, no dia 3 de maio, oito professores tiveram diagnostico positivo para a doença.

O sindicato diz que não dá pra afirmar que os professores pegaram Covid-19 dentro da escola. Mas que também não é possível descartar essa possibilidade. E denuncia que os casos revelam falhas no protocolo de segurança.

“Caso tenha um profissional contaminado dentro da escola ou fora da escola, o protocolo reza que a escola tem que suspender as atividades pedagógicas, 100%, por duas semanas”, disse Nelson Pereira de Andrada, que é presidente do Sinpromag.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que os professores foram afastados, que a prefeitura tem aplicado testes semanalmente a servidores, e oferecido equipamentos de segurança previstos no protocolo sanitário.

Ainda na nota, a secretaria disse que os casos de contaminação não irão interromper as aulas, uma vez que pelo sistema híbrido, nesta semana, todos os alunos estão em atividade remota e os professores trabalhando em home office.

“A gente espera que o Poder Público Municipal possa reavaliar essa atitude. Tenha essa grandeza de rever algo que está expondo vida e pior: está atrapalhando o mínimo de qualidade que tínhamos no ensino remoto”, comentou o presidente.

A virologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jordana Coelho dos Reis, acredita que o retorno seguro, demanda a imunização dos profissionais.

“É óbvio que uma vacinação em massa daria garantia para todo mundo, não somente aos professores. Mas também aos alunos e os familiares que estão totalmente envolvidos e correndo um sério risco”, falou o professor Amiraldo Dias.

O sindicato quer que as aulas presenciais sejam suspensas, até que a vacinação alcance a categoria.

Alunos com Covid-19

Em uma escola particular de Varginha, três alunos também testaram positivo para a Covid-19. São estudantes do ensino médio, do Colégio Batista. Por causa disso, o Sindicato dos Professores de Minas Gerais pediu à Vigilância Sanitária que sejam afastados das aulas presenciais todos os professores que tiveram contato com os estudantes contaminados.

Em nota, a direção do Colégio Batista disse que segue os protocolos de segurança, e que todas as adaptações exigidas pela vigilância foram cumpridas. A direção optou por suspender as aulas presenciais de todo o colégio até que seja feita uma nova análise da situação.

Via G1 Sul de Minas