DepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

ANVISA APROVA MEDICAMENTO INJETÁVEL QUE PREVINE HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável que previne contra o HIV no Brasil. O cabotegravir tem função de prevenção contra infecções pelo vírus que causa a Aids. Ainda não há, porém, data para início da venda no país.

A autorização para uso do medicamento no Brasil foi dada à farmacêutica britânica GSK e foi publicada no “Diário Oficial da União” do dia 5 de junho. Nos EUA, a aprovação da agência local foi dada em 2021. No ano seguinte, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o uso do medicamento.

O tratamento

As duas primeiras doses do cabotegravir são dadas no período de um mês. Depois, as doses são bimestrais. Hoje, a prevenção da infecção pelo HIV no Brasil é feita com a PrEP oral, uma combinação de dois remédios (tenofovir/entricitabina, conhecida como Truvada), disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

A vantagem do novo medicamento é que o tratamento atual é feito com comprimidos diários. Com as injeções, a eficácia da prevenção deve ser maior (estimada em 69%). Em vez de 365 doses ao ano, serão apenas seis.