ANVISA DIZ QUE FALTAM INFORMAÇÕES PARA APROVAR CORONAVAC PARA CRIANÇAS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta terça-feira (21) que faltam dados para que o órgão possa concluir a análise que poderia levar à aprovação do uso da vacina Coronavac em crianças. De acordo com a agência, a conclusão se deu após reunião com especialistas realizada nesta terça. Com isso, novas informações serão solicitadas ao instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante no Brasil e que fez um segundo pedido de uso do imunizante nas crianças. O pedido do Butantan é par aque o imunizante pudesse ser usado em crianças e adolescente de 3 a 17 anos.
“A Anvisa promoveu, nesta terça-feira (21/12), uma reunião entre especialistas e cientistas de áreas como pediatria e imunologia com representantes do Instituto Butantan. Após a reunião com os especialistas e considerando a necessidade de informações adicionais, a equipe conclui pela necessidade de emissão de exigência ao Butantan para a apresentação de informações ausentes no processo. Com isso, a Anvisa vai encaminhar ao Instituto uma série de questionamentos sobre dados que ainda não estão presentes no processo e que impedem a conclusão da análise pela Agência”, diz a nota da Anvisa.
“Na avaliação dos técnicos da Anvisa e dos especialistas externos convidados há lacunas importantes nos dados apresentados pelo Butantan que ainda impedem afirmar de forma científica o grau de imunidade gerado nas crianças e adolescentes”, disse a Anvisa em nota.
Por enquanto, apenas a vacina da Pfizer foi autorizada para uso em crianças entre 5 e 11 anos no Brasil. Contudo, o governo federal ainda não promoveu a compra das doses e tem argumentados que precisa de novos debates no início do ano para fazer a aquisição.
Via O Tempo