APÓS COBRANÇAS, COMITÊ AUTORIZA RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
Após uma reunião promovida na tarde desta quarta-feira (20), os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, em Carmo do Rio Claro, rediscutiram a decisão tomada há 2 semanas atrás e, desta vez, aprovaram o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.
De acordo com a decisão, as aulas presenciais em formato híbrido, serão retomadas no dia 8 de novembro. O assunto vinha sendo muito discutido nas redes sociais, onde várias mães de alunos pediam o retorno das aulas de forma presencial.
Na última segunda-feira (18), a secretária municipal de educação, Cleuza Marinho Vilela, esteve na Câmara Municipal onde foi questionada pelos vereadores Najara Ávila e Wilber Moura sobre o retorno das aulas presenciais. “Em toda a região, somente em Carmo do Rio Claro os alunos estão fora das salas de aula”, disse o vereador Wilber Moura.
A vereadora Najara deu como exemplo a cidade de Alterosa que retomou as aulas presenciais no mês de agosto e não enfrentou nenhum problema desde então. “O risco de se contaminar existe em qualquer lugar, então não há motivos para manter as crianças fora do ambiente escolar”, ressaltou Najara.
Os vereadores também citaram o momento oportuno para o retorno, já que todos os profissionais estão vacinados e a vacinação da população em geral também está adiantada, inclusive dos jovens.
A secretária Cleuza Marinho Vilela disse na Câmara ser a favor da volta as aulas presenciais e que as escolas estão prontas para receber os alunos com os protocolos sanitários adequados.
De acordo com um levantamento recente feito pela Secretaria Municipal de Educação, cerca de 40% dos pais são a favor do retorno de modo presencial.
Cabe ressaltar que o retorno não é obrigatório. Com a decisão tomada, as aulas nas escolas estaduais também devem retornar.