Destaques

ASILO NO SUL DE MINAS REGISTRA ÓBITOS E SURTO POR COVID

Sete idosos morreram após um asilo registrar um surto de Covid-19 em Santa Rita do Sapucaí (MG). Segundo a Vigilância Sanitária, 23 idosos e quatro funcionários testaram positivo para a doença. Todos já tinham tomado as duas doses da vacina e a maioria teve apenas sintomas leves.

Segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária foi notificada em 14 de julho sobre o primeiro caso no Asilo de Santa Rita do Sapucaí, aquele que teria dado início ao surto. Uma semana depois, quatro idosos apresentaram sintomas. Os óbitos foram registrados depois da notificação inicial.

Ao todo, 74 idosos vivem na instituição, sendo 45 homens e 29 mulheres. Segundo a direção da instituição, as visitas estão suspensas desde o início da pandemia e acontecem somente de forma virtual. Desde o início da pandemia, estão sendo mantidos os protocolos de uso de máscara e álcool em gel. Os funcionários que trabalham no local, que também já estão imunizados, deixam os uniformes no local e a prefeitura mantém assistência com testes constantes.

Conforme a prefeitura, desde o início da pandemia foram realizadas no asilo vistorias sanitárias, treinamentos de utilização de EPI e treinamento da equipe que trabalha com os idosos. Ainda não se sabe como o surto começou na instituição.

Os idosos infectados foram levados para uma área de isolamento determinada pela Vigilância Sanitária. Segundo a prefeitura, eles estão sem sintomas graves e estabilizados. Os quatro funcionários que contraíram a doença também estão bem, apenas com sintomas leves.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica acompanha a situação do surto juntamente com a administração do asilo.

Via G1 Sul de Minas