Belo Horizonte-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

ATUAL VICE DE ZEMA É COTADO PARA O BNDES

Calma, não é o Mateus Simões (Novo), vice-governador eleito e que tomará posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro. Quem está cotado para assumir uma diretoria no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o atual vice-governador de Minas, Paulo Brant (PSDB), que rompeu relações com Romeu Zema (Novo) e, no mês passado, anunciou publicamente apoio à candidatura de Lula (PT).

O nome de Brant tem sido ventilado no banco por empresários e interlocutores ligados ao grupo de transição de governo, que ainda vem sendo formado. A pasta que o vice-governador ocuparia no BNDES ainda não foi definida – e não se sabe ainda se Brant aceitaria o cargo.

Brant é economista, especialista em estratégia empresarial e já atuou como diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Ele também foi chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no final do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

No primeiro turno, ele foi candidato a vice na chapa de Marcus Pestana (PSDB), que também apoiou Lula.

Distanciamento

Em junho, após anunciar que seria candidato a vice de Pestana, Brant teve seu gabinete na vice-governadoria “varrido” por exonerações. A esposa do vice-governador, Aléxia Brant, pediu para deixar o comando do Servas, tradicionalmente liderado pela primeira-dama de Minas, por conta das divergências entre Brant e Zema.

Via Itatiaia